Nossa História



HISTÓRIA DO CVT - Salinas

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) são unidades inspiradas no modelo do Governo do Ceará e adequadas a realidade do Estado de Minas Gerais. Constitui-se em um centro de excelência, voltado para a capacitação tecnológica da população observando a vocação produtiva da região e ampliando as oportunidades de negócios das micro empresas.

Sua estrutura de ensino, com base em laboratórios, salas de inclusão digital, de videoconferência e de incubadoras de empresa, está orientada para capacitar as pessoas para o mercado de trabalho.
Inaugurado em 11 de Novembro de 2009, o CVT (Centro Vocacional Tecnológico)
de Salinas é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo da Rede é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional.

Em 2009, a Rede se consolidou com a conclusão da implantação de 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, totalizando o investimento de R$ 90 milhões de recursos, provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares. Hoje, a Rede conta 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como o estado a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. Aproximadamente 400 mil alunos já foram certificados em cursos presenciais e a distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes.



ESTRUTURA

O CVT Salinas funciona no endereço Rua Saint Clair de Brito, 150, bairro Raquel (antiga rodoviária) e sua estrutura é composta por:
- 2 salas de informática
- 1 sala de vídeo-conferência
- salas de cursos profissionalizantes
- Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo
- laboratório vocacional de cerâmica
- laboratório de áudio e vídeo

A vocação do CVT de Salinas é a cerâmica e aos poucos ela vem sendo explorada através de pesquisas e de um concurso de desenhos temáticos com crianças de escolas públicas.

ENTIDADE GESTORA

A Associação Municipal Amigos de Salinas - AMAS é uma entidade sem fins lucrativos situada a rua Saint Clair de Brito, n° 150, bairro Raquel (mesmo endereço do CVT de Salinas). Criada em 2005, além de gestora de CVT Salinas, a AMAS vem atuando nas mais diversas áreas:
•    Assistência social;
•    Gestora do projeto Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura;
•    Resgate das tradições do município com cursos de violão, maracatu e percussão;
•    Participação anual no Festival Mundial da Cachaça.

Sobre Salinas: O município de Salinas fica situado no norte de Minas Gerais e conta com aproximadamente 39.094 habitantes na zona urbana. É mais conhecida como a capital mundial da cachaça por produzir cachaças artesanais conhecidas no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário